Relicário 15 Cesar
Ano 2012
Materiais MDF e folha de flandres
Dimensões 40X50X25
RELICÁRIOS
INTERIORES DA MEMÓRIA
Esta nova fase de trabalho coincidiu com a mudança para um atelier maior e essa melhoria de espaço e equipamento condicionou, de forma inversa, a dimensão das peças pois, paradoxalmente, regressei a uma disciplina já anteriormente experimentada - o pequeno formato.
Vivemos atualmente num mundo global, de produção em série e essa realidade pesou na escolha de um processo de repetição e de construção de espaços interiores idênticos.
Tendo-o como referência, construi repetitivamente pequenas peças com peso aceitável para uma espécie de esquema “take away”.
As memórias que invadem o nosso pensamento e as referências que inconscientemente encontramos ou conscientemente elegemos sempre me motivaram, tornando-se elemento de homenagem, reflexão e trabalho.
O trabalho oficinal absorve muito tempo e durante esse período de laboração, as formas surgem como uma obsessão, justificando sempre a vontade, subvertendo e atraiçoando muitas vezes a intenção e o discurso.
A opção de prender num espaço “íntimo” memórias de algumas referências e o reconhecimento que delas tinha para a minha forma de trabalhar, pareceu-me adequado.
A casa, a janela, a fronteira, o espaço nosso, resguardado, os objetos íntimos, as referências históricas e as memórias improváveis, as imagens ocultas no subconsciente, são as peças que nos trazem as formas e o puzzle que, silenciosamente, nos alimenta.
A atitude autossuficiente e a procura insistente e depurada de Brancusi, a conquista linear do espaço em Giacometti, a imponderabilidade de Calder, a eleição do percurso e abertura ao espaço em Smithson, a intervenção na paisagem em Long e, de alguma maneira, o “readymade” mesmo sem Duchamp, a ortogonalidade de Lewit, os cabos, as amarras e a atitude interventiva de Christo ou a subversão da escala em Oldemburg.
A criação de espaços de homenagem ou de veneração, deste relicário da memória, foi o passo seguinte e a subversão da escala e o cenário são como que o registo de sonhos e elemento dessa memória pouco clara, dessa expiação inconsciente.
Com estes elementos formo e construo a intenção que se desenha no objeto concreto, como simulação obsessiva de gestos impossíveis.
Dessa espécie de viagem global ao encontro da quimera concreta, nunca concluída, utopicamente efetiva, que nutre a inquietação; desse intimismo e recolhimento “voyeur“ de um espaço, receptáculo de paisagens interiores ou referências latentes, aparentemente esquecidas.
Interiores mostrando uma passagem, adivinhando e escondendo espaços, respondia também a um aspecto importante que me tem ocupado, que é saber o que se passa para além da memória, depois do limite, para além da fronteira, do horizonte que persiste na procura.
Estes relicários são feitos de acasos e memórias, cortando, montando, colando, construindo, jogando, tentando não perder a memória das construções de infância, como que num regresso lúdico ao quarto dos brinquedos.
Desse processo, ainda presente, dou hoje conta. O ciclo não se fecha. O caminho não termina, apenas permanece adormecido, latente, e o manuseamento dos materiais e o gesto, transporta connosco outros ciclos, outros círculos.
Mas a altura do confronto para além de imperiosa é inevitável e senti que era chegado o momento.
Carlos Marques Janeiro 2013
Colar
O trabalho e o laser a geometria da cidade e a organicidade da praia
colar com pendente
colar
Pendente
colar
Pendente
Colar
Colar
Mesa para conversar sobre o direito à diferença
Caminhantes
Natureza Adormecida
Pendante
Colar
Relicário para repousar a memória de uma fronteira
Conversas a quatro 2
Conversas a quatro 1
à mesa com Christo
Em cima da mesa deixei os apontamentos de uma viagem ao ocidente Alentejano
À mesa com Brancusi
Novos sete (conjunto)
à Mesa com Long
Pendente de pescoço
Colar
Os esboços que cresciam pelo pavimento não permaneceram em standby
Mapa de percurso na viagem dos olhares
Relicário 35 Brancusi
Colar
Relicário 20 Atelier Brancusi
Relicário 0
Relicário 38 com Long
Relicário 18
colar
Pendente de pescoço
Trias
TriasBrancusiChristoLong
Moore
Cesar
Calder
BrancusiChristoLong
BrancusiChristoLong
BrancusiChristoLong
BrancusiChristoLong
Paisagem com dobra 1
Paisagem com dobra 2
Paisagem com dobra 3
Andre
Rodin
Ruckrien
Smithson
Pedra que levita 10
Desenho com Brancusi
Brancusiduchamp
Brancusilong
Brancusilongchristo
Long
Serra
Lewitt
Giacometti
Arp
Brancusi
Christo
Duchamp
Relicário 30 Christo
Relicário 29
Relicário 31 Christo
Relicário 27 Bancusi
Relicário 25 Christo
Relicário 26 Giacometti
Relicário 24 LeWitt
Pendente
pendente
pendente
Relicário 22 Oldenburg
Relicário 17 Serra
Desenho
Relicário 19 Long
Relicário 18 Oldenburg
Relicário 21 Smithson
Relicário 8 Long
Dobra
Paisagem com dobra 2
Paisagem com dobra 1
Relicário 5 Serra
Relicário 4 Christo
Interior da Caixa Preta (11)
Interior 13
Relicário 16 Brancusi
Relicário 14 Giacometti
Interior 6
Relicário 6 Brancusi
Interior 9
Interior 13
Interior Branco (10)
Relicário 9 Brancusi
Relicário 11 Calder
Relicário 20 Calder
Relicário 23 Cesar
Relicário 15 Cesar
Relicário 13 LeWitt
Relicário 7 Smithson
Relicário 10 Giacometti
Relicário 3 LeWitt
Paisagem
Interior 2
Interior 7
Relicário Interior 0
Relicário 1 Brancusi
Relicário 2 Serra
Interior 3
10 Pedra que levita
Pedra que levita em Canary Warf
Interior 4
Interior 5
Interior 8
Pedra que levita 34
Pedra que levita 23
Medalhão
Pedra que levita 8
Pedra que levita 7 (outra realidade)
Paisagem
Interior 1
Peda que levita 27
Pedra que levita 29
Pedra que levita 30
Pedra que levita 31
Pedra que levita 32
Pedra que levita 33
Pedra que levita 28
Pedra que levita 24
Pedras que levitam 25
Pedra que levita 20
Pedra que levita 21
Pedra que levita 22
Paisagem
Pedra que levita 19
Pedra que levita 26
Pedra que levita 18
Pedra que levita 13
Pedra que levita 14
Pedra que levita 12
Pedra que levita 8
Pedra que levita 9
Pedra que levita 10
Pedra que levita 11
Pedra que levita 15
Pedra que levita 16
Pedra que levita 2
Pedra que levita 3
Pedra que levita 4
Pedra que levita 5
Pedra que levita 6
Pedra que levita 7
Pedra que levita 17
Pedra que levita 1
Desenho
Desenho
Pendente
Menino do papagaio - segundo pintura da série realizada no Brasil por Júlio Resende
Da Dieta
colar
pendente
Douro
Pedra que levita 5
Pedra que levita 6
Espaço de Tangência
Mesa de Encontro
Ser Fronteiriço
Percurso de tangência
colar
Espaço de Memória 1
Espaço de memória 4
Espaço de memória 2
Espaço de Memória 3
Espaço de Memória 5
Espaço de Memória 6
Espaço de Memória 7
Espaço de Memória 8
De tangência em tangência até ao habitáculo da fronteira
S/título
pendente
S7Título
S/título
Pedra que levita 4
Pedra que levita 2
Pedra que levita 3
S/título
Voyer de Oliveira
Para lá do horizonte
Pedra que levita 1
S/título
S/título
Espaços Tangência
Alfinete
anel
Tangência 1
Espaços Tangência
Desenho
S /Título
S/título
S/título
A Tangência é o limite e não há limite sem o conceito de para além de si mesmo
Pendente
Desenho
Tangência
Pedra de Fecho
Tangência
pendente
Mesa flor
Mesa Fronteira
Pendente
Pendente
Desenho
s/título
S/título
Alfinete
Pendente
S/Título
Anel
Moçambique 1
Moçambique 2
Mesa para repousar a memória de um arquétipo em viagem pela baía das gatas
Mesa para repousar a memória do arquétipo em viagem pela baía das gatas
Mesas Conjunto
alfinete
Alfinete
Mesa do Beijo
Mesa para a metáfora meditar sobre um Brancusi chapado
Mesa para colocar um espelho sem reflexo
Alfinete
Desenho
Sem título
Então, para quebrar a tradição e discutir o sexo dos anjos, fomos reunir num picnic à beira mar
Rebusco sempre na memória o significante que transporta as coisas que finalmente guardamos I
Rebusco sempre na memória o significante que transporta as coisas que finalmente guardamos II
Em cima da mesa deixei os apontamentos de uma viagem ao ocidente Alentejano
Os frutos abrem maduros e permanecem abandonados na mesa a meio do corredor
Em cima da mesa deixei crescer o pavimento e então fiz um picnic
Na planura elevam-se, adormecidos, dois silêncios brancos e novamente encontro o Alentejo
Agora parece encontrar-se, por entre, os limos, o fim da letargia
desenho
Da minha Janela posso ver todas as paisagens
Os esboços crescem pelo pavimento e permanecem em standby I
Os esboços crescem pelo pavimento e permanecem em standby II
A vegetação imprime na toalha um bosque de prazer e realiza o banquete
Desenho
OVO
A meio de um desenho colhi um fruto e ao abri-lo montei uma natureza adormecida
Natureza Morta
Alfinete
Desenho
Desenho
Memória do arquértipo em viagem pala baía da gatas
Pavimento
Beijo
Beijo
S/Título
S/Título
S/Título
Beijo
Beijo
Beijo
80 anos de influência
Beijo
Beijo
oitenta anos de influência
Beijo
Beijo
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
Beijo
Beijo
Fenda
Fenda
S/Título
Sequência
Beijo
s/título
Desenho com nu
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
S/Título
Desenho
S/Título
S/Título
Academia
Com o Som do Vento
Papagaio
S/Título
S/Título
S/Título
Fenda
Fragmento
Torso
S/Título
S/Título
Memória do desenho 5
Memória do desenho 4
Memória do desenho 2
Cabeça
Memória do desenho 3
terra 1
Desenho
Desenho
Terra
Memória do desenho 1
Torso
Torso
Sem título
Desenho
Desenho
Desenho
Desenho
desenho
Auto retrato
Desenho
Desenho
Desenho
Da progressão ascendente e, gradual descendente das massas "piramidais" feito em corpo de rosa avezinha, ao grito poderoso e violento do punho erguido, os nabos florescem para dar suculentas e apetitosas sopas.
Torso
Duas formas