Conversa à sombra de Brancusi e Leonardo
Ano 2017
Materiais Ferro pedra e aço inox
Dimensões 23X60X20 cm
O Ovo em Leonardo está intimamente ligado à perspicaz observação, à prática consequente e ao conhecimento. Em Brancusi à exaustiva procura da forma absoluta, à exaltação da vida e à dualidade interior-exterior, terreno-divino, numa palavra, ao voo.
A mão como ferramenta natural de extensão do cérebro, objeto essencial do processo operativo, e numa vertente mais conceptual, módulo e veículo de compreensão e medida.
A sombra é a simulação da distância, a consciência do percurso, como afirmação de identificação e memória.
A opção pelo calhau rolado como hipotético ovo está relacionado com a forma ovoide que o tempo, escultor de Yoursenar produz, em intima ligação do mar com a areia, e com a atitude Dadaísta de Duchamp com um Readymade natural, neste caso, estabelecendo a ligação orgânica que me interessa.
Há também a nostalgia do regresso, neste retomar de um tema que tratei entre 1978 e 1982, trazendo consigo a memória de Ícaro ou um tempo eventualmente perdido, mas também a forte vontade do desígnio nos esquemas para máquinas voadores, a lembrança de um Richard Bach embalado por Neil Diamond, e finalmente a origem, com o pássaro.
Assim poderei sistematizar o conceito nas relações seguintes:
O ovo, o conhecimento, o ser dual,
O trabalho, a procura, o voo
O cérebro, as mãos e a extensão do pensamento
A sombra, a distância, a tangência e a memória